Venezuela. Governo e oposição assinam acordo parcial de proteção social

O Governo e a oposição da Venezuela assinaram hoje, no México, um segundo acordo parcial em matéria de proteção social, nos termos das negociações reatadas entre as duas partes.

Notícia

© Reuters

Lusa
26/11/2022 21:04 ‧ 26/11/2022 por Lusa

Mundo

Venezuela

O acordo, que visa desbloquear recursos que a Venezuela tem congelados no estrangeiro para poder ajudar as populações mais vulneráveis, determina que Governo e oposição terão de cooperar ao nível de despesas humanitárias, como o pagamento de projetos de assistência médica ou a reparação de redes elétricas.

Suspensas por mais de um ano, as negociações entre Governo e oposição venezuelanos foram reatadas após a intervenção da Colômbia e dos Estados Unidos.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, exige o levantamento de sanções económicas impostas pelos Estados Unidos, incluindo o embargo sobre as exportações de petróleo.

A oposição reclama soluções para a "crise humanitária", o "respeito pelos direitos humanos" e garantias de "eleições livres".

Na sequência da assinatura do acordo, os Estados Unidos autorizaram hoje o gigante petrolífero Chevron a retomar parcialmente as atividades de extração de petróleo na Venezuela.

Segundo o Departamento do Tesouro norte-americano, a medida reflete a política de "alívio de sanções específicas baseado em passos concretos que diminuam o sofrimento do povo venezuelano e apoiem a restauração da democracia".

Leia Também: Colômbia e guerrilheiros convidam EUA para acompanhar negociações

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas