Meteorologia

  • 08 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 7º MÁX 12º

Venezuela. Governo e oposição assinam acordo parcial de proteção social

O Governo e a oposição da Venezuela assinaram hoje, no México, um segundo acordo parcial em matéria de proteção social, nos termos das negociações reatadas entre as duas partes.

Venezuela. Governo e oposição assinam acordo parcial de proteção social

O acordo, que visa desbloquear recursos que a Venezuela tem congelados no estrangeiro para poder ajudar as populações mais vulneráveis, determina que Governo e oposição terão de cooperar ao nível de despesas humanitárias, como o pagamento de projetos de assistência médica ou a reparação de redes elétricas.

Suspensas por mais de um ano, as negociações entre Governo e oposição venezuelanos foram reatadas após a intervenção da Colômbia e dos Estados Unidos.

O Presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, exige o levantamento de sanções económicas impostas pelos Estados Unidos, incluindo o embargo sobre as exportações de petróleo.

A oposição reclama soluções para a "crise humanitária", o "respeito pelos direitos humanos" e garantias de "eleições livres".

Na sequência da assinatura do acordo, os Estados Unidos autorizaram hoje o gigante petrolífero Chevron a retomar parcialmente as atividades de extração de petróleo na Venezuela.

Segundo o Departamento do Tesouro norte-americano, a medida reflete a política de "alívio de sanções específicas baseado em passos concretos que diminuam o sofrimento do povo venezuelano e apoiem a restauração da democracia".

Leia Também: Colômbia e guerrilheiros convidam EUA para acompanhar negociações

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório