Qatar. Jornalistas impedidos de entrar em estádio por causa de arco-íris

Os seguranças viram que um deles tinha um relógio às riscas coloridas. Aconteceu no jogo entre os Estados Unidos e a Inglaterra.

lgbt+, qatar

© Reprodução @Natalie Pirks/ Twitter

Teresa Banha
26/11/2022 17:11 ‧ 26/11/2022 por Teresa Banha

Mundo

Qatar

O Campeonato Mundial de Futebol está ainda na fase dos grupos, mas todos os dias têm acontecido episódios que, sendo conhecidos a partir da comunicação social ou das redes sociais, vão ao encontro das polémicas desta competição.

Depois de uma jornalista ter sido assaltada e de ter ficado perplexa com o que a polícia lhe disse ou de um outro profissional ter sido detido após usar uma camisola com um arco íris, demonstração de apoio aos direitos da comunidade LGBTQ+, um  outro episódio aconteceu na sexta-feira antes do jogo dos Estados Unidos contra a Inglaterra, que acabou empatado.

"Cheguei agora ao estádio Al Bayt para o jogo da Inglaterra e o meu operador de câmara, que usava um relógio com riscas coloridas que o filho lhe ofereceu, foi mandado parar e impedido de entrar pelos seguranças", escreveu a correspondente da BBC Natalie Pirks numa publicação partilhada no Twitter.

De acordo com o que a jornalista contou numa publicação feita após contar a história, que é acompanhada pela fotografia do adereço que está acima, a dupla acabou por entrar no recinto.

"Estamos agora cá dentro. Os qataris montaram uma linha especial para equipas que estejam a ter problemas, o que nos ajudou a passar pela segurança", rematou na sua conta.

O país tem enfrentando uma onda de críticas devido à forma como tem atuado durante este Mundial, nomeadamente, no que diz respeito a violações de direitos humanos - que começam pela construção dos estádios - ou desigualdade de género.

Leia Também: Mundial'2022: Siga em direto os resultados e marcadores da 2.ª jornada

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas