Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 12º MÁX 17º

Jornalista diz ter sido detido no Qatar por usar camisola com arco-íris

O incidente, segundo o jornalista norte-americano Grant Wahl, ocorreu antes do jogo entre os EUA e o País de Gales.

Jornalista diz ter sido detido no Qatar por usar camisola com arco-íris
Notícias ao Minuto

20:36 - 21/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Mundial 2022

O jornalista desportivo norte-americano Grant Wahl revelou, esta segunda-feira, que foi detido pelas forças de segurança do Estádio Ahmad bin Ali, no Qatar, por usar uma camisola com um arco-íris, símbolo que é visto como uma demonstração de apoio aos direitos da comunidade LGBTQ+.

Segundo Wahl, que trabalha para o canal norte-americano CBS Sports e escreve crónicas para a plataforma Substack, o incidente aconteceu antes da partida entre os Estados Unidos da América e o País de Gales, a contar para o Mundial 2022. 

“Os seguranças recusam-se a deixar-me entrar no estádio para o EUA-Gales. 'Tens de mudar a tua camisola. Não é permitido'”, escreveu o jornalista na rede social Twitter, junto de uma fotografia em que aparecia vestido com a camisola em causa. 

Já num artigo publicado na Substack, Wahl revelou que, após fazer a publicação no Twitter, tiraram-lhe o telemóvel “à força das mãos”. Disseram-lhe que a camisola era “política” e não era “permitida”, enquanto se recusaram “continuamente” a devolver o telemóvel.

“Pode tornar isto fácil. Tire a camisola”, ter-lhe-á dito um segurança. No entanto, o jornalista recusou e acabou detido, tendo sido libertado cerca de meia hora depois.

“Um dos seguranças disse que estavam apenas a tentar proteger-me dos adeptos que poderiam magoar-me por causa da camisola”, afirmou, acrescentando que “mais tarde” também recebeu um “pedido de desculpas” de um representante da FIFA.

A homossexualidade é proibida no Qatar e o símbolo do arco-íris tem sido utilizado como forma de apoiar a comunidade LGBTQ+ no país.

Leia Também: Jornalista assaltada no Qatar fica perplexa com resposta da polícia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório