Meteorologia

  • 04 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 7º MÁX 18º

Assassinado chefe da Academia Nacional da Polícia do Haiti

O chefe da Academia Nacional de Polícia do Haiti, onde os oficiais superiores são formados, foi morto a tiro na sexta-feira à tarde, disse à agência de notícias France-Presse (AFP) o porta-voz da polícia nacional.

Assassinado chefe da Academia Nacional da Polícia do Haiti
Notícias ao Minuto

07:01 - 26/11/22 por Lusa

Mundo Harington Rigaud

Harington Rigaud "foi morto com uma bala na cabeça, não muito longe da Academia", disse Garry Desrosiers, adiantando que os assassinos tinham "roubado o seu veículo e raptado o seu motorista".

O país das Caraíbas está mergulhado numa profunda crise económica, de segurança e política e o homicídio do Presidente Jovenel Moïse em 2021 agravou profundamente a situação, com gangues a assumirem uma posição cada vez mais forte.

Desde junho de 2021, cerca de 100.000 pessoas tiveram de fugir dos seus bairros para escapar à violência dos grupos armados, afirmaram as Nações Unidas em comunicado.

A força policial haitiana, que de acordo com a ONU era de 13.000 polícias ativos em setembro, uma proporção de cerca de um polícia por cada 1.000 habitantes, é insuficiente.

O pedido do governo haitiano no início de outubro para "assistência internacional" para resolver a crise de segurança ainda não foi satisfeito.

Leia Também: Pelo menos 15 mortos em confrontos entre bandos rivais no Haiti

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório