Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Pelo menos 15 mortos em confrontos entre bandos rivais no Haiti

Pelo menos 15 pessoas foram mortas na sequência de novos confrontos entre bandos rivais no nordeste da capital do Haiti, Port-au-Prince, à medida que a situação humanitária no país se agrava.

Pelo menos 15 mortos em confrontos entre bandos rivais no Haiti
Notícias ao Minuto

21:52 - 20/10/22 por Lusa

Mundo Haiti

Segundo a agência noticiosa Alterpresse, desde 12 de Outubro, mais de vinte famílias foram afetadas e quase uma dúzia de casas foram queimadas na comuna de Noéilles, localizada na comuna de Croix des Bouquets.

Na segunda-feira foram mortas sete pessoas, segundo uma declaração conjunta da Fundação AfricAmerica e da Associação de Artistas e Artesãos de Noéilles, a "aldeia artística", assim chamada por ali residirem muitos especialistas em metal e cerâmica.

Noailles está sob ameaça do bando "400 Mawozo", considerado um dos mais poderosos da ilha, especializado no rapto de grandes grupos para resgate. Atualmente operam no nordeste de Port-au-Prince e procuram alargar o domínio.

O Haiti encontra-se numa situação de crise. Desde o homicídio do Presidente Jovenel Moise, em 7 de julho de 2021, a situação política e económica sempre convulsiva do Haiti tem vindo a agravar-se. O vazio de poder rapidamente se tornou numa crise de segurança, com assassínios e raptos a ocorrerem diariamente, especialmente em grandes partes da capital.

Leia Também: Guterres diz que Haiti atravessa "situação de pesadelo"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório