Morto soldado marroquino da missão da ONU na República Centro-Africana

Um militar marroquino da missão das Nações Unidas na República Centro-Africana (Minusca) foi morto quinta-feira durante um ataque perpetrado por homens armados não identificados no sudeste do país, anunciou a missão num comunicado.

Notícia

© Reuters

Lusa
25/11/2022 18:42 ‧ 25/11/2022 por Lusa

Mundo

República Centro-Africana

"A Minusca condena este ataque contra um capacete azul e recorda que pode ser considerado um crime de guerra à luz do direito internacional e é passível de ser processado pela justiça nacional e internacional", acrescentou.

O incidente ocorreu no aeródromo de Obo (sudeste), quando a vítima e os companheiros estavam a assegurar o perímetro para uma aterragem.

A Minusca apelou às autoridades da África Central para que "não poupem esforços para identificar os perpetradores deste ataque, para que sejam rapidamente levados à justiça", de acordo com o seu comunicado.

Além disso, a missão da ONU abriu também "imediatamente" uma investigação para esclarecer as circunstâncias do ataque.

A República Centro-Africana tem vindo a sofrer uma violência sistémica desde finais de 2012, quando uma coligação de grupos rebeldes da maioria muçulmana do nordeste - a Séléka - apreendeu Bangui e derrubou o Presidente François Bozizé, após dez anos no poder (2003-2013), desencadeando uma guerra civil sangrenta.

Apesar da assinatura de um acordo de paz em 2019 e de um cessar-fogo unilateral em outubro de 2021, dois terços do país - rico em diamantes, urânio e ouro - são controlados por milícias.

A 14 de novembro, o Conselho de Segurança da ONU concordou em prolongar a missão Minusca, uma das maiores que as Nações Unidas têm, por mais um ano, com o objetivo de proteger a população civil e apoiar as autoridades da África Central num processo de transição.

De acordo com o Ministério da Defesa, Portugal tem 204 militares e 45 meios empenhados nesta missão.

Leia Também: RCA. 215 militares portugueses partem hoje para missão da ONU

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas