Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Alemanha e aliados discutem sobre envio de mísseis que iam para a Polónia

O governo polaco disse que os mísseis que a Alemanha lhe queria dar deveriam ir para a Ucrânia.

Alemanha e aliados discutem sobre envio de mísseis que iam para a Polónia
Notícias ao Minuto

17:27 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Alemanha

A Alemanha está a debater com os seus aliados a proposta do governo polaco, que argumentou ser preferível que uma 'doação' de mísseis alemães fosse para a Ucrânia, e não para Varsóvia.

Christiane Hoffmann, primeira vice-porta-voz do governo federal e vice-chefe do Gabinete de Imprensa e Informação do mesmo, garantiu, citada pela Reuters, ser "claro" que a Alemanha se encontra a considerar a reação da Polónia a esta proposta, "bem como o facto de a proposta ter sido recebida positivamente pelo público na Polónia”.

De acordo com Hoffmann, se os mísseis Patriot forem transferidos diretamente para a Ucrânia, isso criaria uma “nova situação”. 

Após a queda de um míssil que matou duas pessoas na Polónia, a dez quilómetros da fronteira com a Ucrânia, a Alemanha sugeriu fornecer Varsóvia com mísseis Patriot. Em resposta, no entanto, o ministro da Defesa polaco Mariusz Błaszczak, apoiado pelo primeiro-ministro do país, Mateusz Morawiecki, sugeriu que esses mísseis fossem fornecidos à Ucrânia.

Importa referir, no entanto, que a ministra da Defesa alemã, Christine Lambrecht, explicou que os sistemas de defesa aérea Patriot são destinados à defesa do espaço aéreo da NATO, pelo que a sua transferência para a Ucrânia requer o consentimento dos países aliados.

Leia Também: Polónia recusa sistema antimísseis de Berlim e diz que devia ir para Kyiv

Recomendados para si

;
Campo obrigatório