O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, vai visitar o México nos primeiros dias de janeiro de 2023. O anúncio foi feito pelo seu homólogo mexicano, Andrés Manuel López Obrador, nesta sexta-feira, revelando que Biden marcará presença numa cimeira de líderes da América do Norte, inicialmente planeada para dezembro.
López Obrador anunciou a visita numa conferência de imprensa, e o timing é importante: o seu executivo encontra-se a lidar atualmente com uma polémica relativa às políticas energéticas do México, relacionadas com os Estados Unidos e com o Canadá.
As datas avançadas pelo presidente mexicano foram 9 e 10 de janeiro, mas são, para já, sugestões, tendo também falado de datas mais cedo. Depois de se encontrar com Biden, augurou López Obrador, também uma outra reunião bilateral com o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, está prevista, bem como entre os três líderes norte-americanos.
Em julho, Washington e Otava criticaram as políticas energéticas dos mexicanos, argumentando que eram discriminatórias para as empresas dos EUA e do Canadá.
Leia Também: Biden volta a defender restrições a armas após novos tiroteios nos EUA