Meteorologia

  • 05 DEZEMBRO 2022
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 16º

Rússia terá gasto um quarto do orçamento anual na guerra na Ucrânia

Forbes calculou que o regime russo já gastou mais de 78 mil milhões de euros na sua invasão.

Rússia terá gasto um quarto do orçamento anual na guerra na Ucrânia
Notícias ao Minuto

11:18 - 25/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Rússia

A revista Forbes estima, esta sexta-feira, que a Rússia terá gasto cerca de um quarto do seu orçamento do estado anual na invasão na Ucrânia, um valor que amontoará a cerca de 82 mil milhões de dólares (cerca de 78,7 milhões de euros).

Segundo a versão ucraniana da revista económica, o orçamento aprovado no ano passado pelo Kremlin foi de 340 mil milhões de dólares (cerca de 326 mil milhões de euros).

Este valor não incluiu, no entanto, o impacto económico causado pelas sanções impostas pela União Europeia, pelos Estados Unidos e pelo resto do Ocidente, considerando-se apenas os custos diretos da guerra. Mas é salientado que a receita que o estado russo recebe das exportações de gás natural e petróleo estão a cair, o que será natural depois de uma grande parte da Europa ter deixado de importantes combustíveis fósseis russos, à medida que procuram 'fugir' à dependência energética na Rússia.

Nos custos estão então incluídos os salários dos salários, as indemnizações às famílias dos mortos em combate e feridos, e a produção e substituição de equipamentos e armas, que continuam a ser inadequados para fazer frente aos ucranianos (conforme consideram os serviços secretos britânicos e outras agências internacionais).

Só as indemnizações terão custado mais de 3,3 mil milhões de euros no último mês, e as munições para os sistemas de artilharia terão custado 5,2 mil milhões de euros.

A Forbes calcula ainda que a guerra, que agora segue no seu nono mês, obrigará ao investimento de pelo menos 9 mil milhões de euros por mês.

A economia russa tem sido gravemente atingida pela guerra, apesar do Kremlin garantir que não está em causa a sustentabilidade das suas contas. 

Leia Também: Putin ordena envio de mais armamento "de qualidade" ao Exército russo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório