Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 24º

Putin alerta para "graves consequências" do teto do preço do petróleo

Presidente russo discutiu as propostas de restrição ao preço do petróleo com o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani.

Putin alerta para "graves consequências" do teto do preço do petróleo
Notícias ao Minuto

16:36 - 24/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Nove meses após o arranque da invasão russa da Ucrânia, e após várias propostas de países ocidentais para colocar um 'teto' no preço do petróleo comprado ao Kremlin, o presidente russo, Vladimir Putin, esteve em conversa telefónica com o primeiro-ministro iraquiano, Mohammed Shia al-Sudani, precisamente para discutir este assunto.

Segundo comunicado do próprio Kremlin, citado pela agência Reuters, Putin "enfatizou que tais ações contradizem os princípios das relações de mercado e são altamente suscetíveis de levar a graves consequências para o mercado global de energia".

"Tentativas de vários países ocidentais de impor restrições ao preço do petróleo bruto da Rússia foram abordadas", pode-se ler no comunicado do Kremlin. Recentemente, a União Europeia e os Estados Unidos intensificaram as tentativas de chegar a acordo sobre onde estabelecer um teto de preço para as importações de petróleo russo.

Tanto a Rússia como o Iraque são dois dos principais produtores de petróleo e membros do acordo OPEP+, que define os níveis de produção e de administração mundial dos preços do mesmo.

Leia Também: UE ainda sem acordo quanto a teto máximo ao preço do petróleo russo

Recomendados para si

;
Campo obrigatório