Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Itália documenta monumentos do fascismo em mapa interativo

A página foi revelada esta terça-feira, sendo o resultado de quatro anos de pesquisa por parte do Instituto Nacional Ferruccio Parri.

Itália documenta monumentos do fascismo em mapa interativo
Notícias ao Minuto

19:07 - 22/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Itália

Enquanto a Alemanha procurou afastar-se do regime de Adolf Hitler depois da Segunda Guerra Mundial, a Itália documentou mais de 1.400 monumentos da ditadura de Benito Mussolini, numa tentativa de identificar os elementos fascistas ainda presentes na paisagem italiana, através de um mapa interativo.

Com o mote ‘I luoghi della memoria dell'Italia fascista’ (‘Os lugares da memória da Itália fascista’, em português), a página foi revelada esta terça-feira, sendo o resultado de quatro anos de pesquisa por parte do Instituto Nacional Ferruccio Parri, noticia a agência Reuters.

“É um censo parcial. Sabemos que não está completo, é um trabalho em andamento”, disse ao mesmo meio Igor Pizzirusso, historiador e responsável pela página.

Nessa linha, o website será expandido com a ajuda de submissões do público, que estarão sujeitas à análise de especialistas.

A eleição da primeira-ministra Giorgia Meloni trouxe o passado fascista de Itália à luz da ribalta, ainda que a chefe do Governo tenha insistido que o partido Irmãos de Itália adotou o conservadorismo dominante na direita atual, e que o país “entregou o fascismo à história há anos”.

Contudo, o partido e os seus aliados elegeram Ignazio La Russa para presidir o Senado, sendo este conhecido por colecionar recordações do passado de Mussolini, e por considerar que a saudação fascista é mais higiénica do que um aperto de mão.

Leia Também: Necessários jovens que "mudam o mundo" e "não escravos dos telemóveis"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório