Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Polícia espanhola condenada por se apropriar de 605€ de carteira perdida

A agente, de 42 anos, foi condenada a 22 meses de prisão.

Polícia espanhola condenada por se apropriar de 605€ de carteira perdida
Notícias ao Minuto

16:43 - 22/11/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Pamplona

Uma agente da Polícia Municipal de Pamplona, em Espanha, foi condenada, na segunda-feira, a 22 meses de prisão por se apropriar de 605 euros que estavam no interior de uma carteira entregue na sede da polícia por um cidadão que a encontrou na rua.

Segundo a sentença do Tribunal Superior de Justiça de Navarra, a mulher de 42 anos ficou ainda impedida de exercer as suas funções. 

O caso remonta a 10 de janeiro de 2021, quando a mulher ficou sozinha a controlar as entradas e saídas dos cidadãos às instalações, uma vez que o agente responsável se ausentara para ir à casa de banho.

Nesse momento, uma mulher entrou na sede da polícia e afirmou ter encontrado uma carteira com 605 euros em dinheiro, documentos e cartões de crédito debaixo de um carro no dia anterior. 

Após a cidadã se ausentar, a polícia “não agiu de acordo com o protocolo” e decidiu “tomar a carteira para si”, em vez de a depositar na chamada “caixa de propriedade perdida”.

O tribunal considerou ainda provado que a polícia não informou o colega de que recebera a carteira, não identificou a mulher que a entregou, não listou o objeto, nem preencheu os campos do documento disponíveis para o efeito.

No dia seguinte, a mulher que entregou a carteira identificou a sua proprietária e avisou-a que a tinha deixado na esquadra da Polícia Municipal. Quando a proprietária foi buscar a carteira, foi informada de que “não havia registo de ter sido entregue”.

Após as diligências policiais, a agente foi identificada e apresentada queixa. Os 605 euros foram reembolsados à proprietária pela Câmara Municipal de Pamplona

Leia Também: Português que matou 4 pessoas em casamento viu vídeos da festa no TikTok

Recomendados para si

;
Campo obrigatório