Cinco migrantes mortos e cinco desaparecidos na costa da Flórida

O estado norte-americano é um dos principais portos de entrada para os migrantes que tentam chegar a partir de países como o Haiti e Honduras, apesar do risco da travessia ser muito elevado.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
21/11/2022 10:19 ‧ 21/11/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Migrantes

Pelo menos cinco migrantes morreram no sábado a cerca de 80 quilómetros da costa do estado norte-americano da Flórida, sendo que pelo menos outros cinco continuam desaparecidos, depois de a embarcação "caseira" onde seguiam ter virado com os ventos fortes.

Em comunicado, publicado através do Twitter, a guarda costeira dos Estados Unidos confirmou que conseguiu resgatar nove pessoas - segundo as autoridades, eram as únicas que foram encontradas com coletes salva-vidas.

Das cinco pessoas que morreram, quatro ter-se-ão afogado logo após o naufrágio e uma foi resgatada já morta.

Entretanto, na noite de domingo, as autoridades acrescentaram que foram recuperados dois corpos, mas "é incerto se estas pessoas fazem parte dos quatro óbitos registados ou do grupo de cinco pessoas desaparecidas".

A guarda costeira refere ainda que a noite de sábado os ventos foram particularmente fortes, de quase 50 quilómetros por hora, provocando ondas de cerca de 2 metros em alto mar.

Nos últimos anos tem crescido o número de migrantes mortos perto da Flórida. Perante crises humanitárias e sociopolíticas muito graves em alguns países da América Latina e Caraíbas, nomeadamente o Haiti e as Honduras, milhares têm tentado chegar aos Estados Unidos em busca de um futuro melhor.

Para muitos, o caminho faz-se pelo mar, especialmente para quem parte do Haiti. No entanto, à semelhança do que ocorre no Mar Mediterrâneo, os migrantes são obrigados a recorrer a embarcações frágeis e sobrelotadas, o que torna o risco de naufrágio ainda maior.

Leia Também: Human Rights Watch recorda pedido de compensação para migrantes

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas