Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Indígenas denunciam ataque na zona em que jornalista britânico foi morto

Um grupo de indígenas denunciou que o seu líder foi ameaçado de morte por um grupo de pescadores na mesma região amazónica onde este ano um jornalista britânico e o seu guia foram mortos.

Indígenas denunciam ataque na zona em que jornalista britânico foi morto
Notícias ao Minuto

21:55 - 18/11/22 por Lusa

Mundo Brasil

O ataque, que teve lugar a 9 de novembro mas que apenas hoje foi tornado público, é o último episódio violento no Vale do Javari, uma região no norte do Brasil onde o repórter Dom Phillips e indígena Bruno Pereira foram mortos a tiro.

Esta zona, na fronteira com o Peru e a Colômbia, é o lar da maior concentração de povos indígenas isolados do mundo, mas nos últimos anos tornou-se um importante centro do crime organizado, onde traficantes de droga, madeireiros e pescadores ilegais operam muitas vezes impunemente.

A associação AKAVAJA, que representa o povo Kamari que vive no Vale do Javari, relatou numa declaração o ataque aos povos indígenas que viajavam em barcos com as suas famílias para se encontrarem com outros membros da tribo.

Encontraram barcos de pescadores ilegais cheios de peixe e tartarugas, que inicialmente lhes ofereceram algumas das suas capturas numa tentativa de os convencer a não os denunciar às autoridades a caça furtiva.

Quando uma mulher identificada como líder do povo Kamari recusou a sua oferta, os pescadores apontaram-lhe as suas armas, disse a declaração.

"Foi devido a este tipo de atitude que Bruno e Dom foram mortos. Serás o próximo", disse um dos pescadores, de acordo com AKAVAJA.

"Não te vou matar agora porque há aqui muitas crianças", terão dito.

A associação diz que os pescadores cortam então os fios dos motores de um dos barcos indígenas, antes de dispararem. Um dos tiros atingiu um tanque de gasolina.

"Este ataque mostra uma nova escalada de violência, com um risco concreto de novos assassinatos", advertiu o Observatório dos Direitos Humanos dos Povos Indígenas Isolados (OPI), uma organização de defesa indígena.

Dom Phillips, de 57 anos, um colaborador regular do jornal britânico The Guardian, esteve no Vale do Javari numa expedição de investigação, em junho, para um livro sobre conservação ambiental. Foi guiado na expedição pelo perito Bruno Pereira, 41 anos.

A polícia prendeu nove pessoas suspeitas de estarem envolvidas no duplo homicídio.

Leia Também: Lula da Silva diz-se obrigado a fazer reparação aos povos indígenas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório