Meteorologia

  • 30 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 12º MÁX 19º

Lula da Silva diz-se obrigado a fazer reparação aos povos indígenas

O Presidente eleito do Brasil, Lula da Silva, disse hoje que existe uma obrigação de reparar os danos causados aos povos indígenas e reafirmou a criação de um ministério para os povos originários do país.

Lula da Silva diz-se obrigado a fazer reparação aos povos indígenas
Notícias ao Minuto

20:11 - 17/11/22 por Lusa

Mundo COP27

"Nós temos a obrigação moral, obrigação ética, obrigação política de fazer a reparação para o que causaram aos povos indígenas, sobretudo no meu país", afirmou Lula da Silva, durante uma reunião com povos indígenas de todo o mundo durante a 27.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP 27).

O futuro Presidente brasileiro frisou ainda ter o "compromisso de fazer com que o Brasil possa servir de exemplo com a política de parceria, de uma política em que pessoas não sejam tratadas como de segunda classe".

"O que quero é que indígenas brasileiros participem da governança do meu país", sublinhou.

Luiz Inácio Lula da Silva criticou ainda a postura dos chefes de Estado das economias mais ricas do mundo, afirmando que "quando se reúnem os presidentes dos países ricos, as pessoas pobres não existem, os indígenas não existem, os negros não existem, a periferia não existe".

"Esse não é um assunto levado para a mesa de discussão", afirmou Lula da Silva.

Leia Também: Povos Indígenas pedem proteção de 80% da Amazónia até 2025

Recomendados para si

;
Campo obrigatório