Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Seis polícias mortos num ataque do grupo talibã paquistanês

Seis polícias foram mortos hoje numa emboscada no noroeste do Paquistão, disse uma fonte oficial paquistanesa, num ataque reivindicado pelo grupo Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP), os talibãs paquistaneses.

Seis polícias mortos num ataque do grupo talibã paquistanês
Notícias ao Minuto

15:33 - 16/11/22 por Lusa

Mundo Paquistão

Hoje de manhã, homens armados atacaram uma viatura da polícia que patrulhava a aldeia de Shahab Khel, a cerca de 100 quilómetros da fronteira com o Afeganistão.

"Os seis polícias [que estavam na viatura] foram mortos" no tiroteio com os atacantes, declarou à agência de notícias AFP Tariqullah Khan, um responsável administrativo da província de Khyber Pakhtunkhwa.

O Tehreek-e-Taliban Pakistan (TTP) reivindicou a autoria do ataque, num comunicado enviado à AFP.

Segundo o grupo rebelde, os seus combatentes "conseguiram regressar sãos e salvos à sua base", depois de terem recolhido as armas e munições da polícia.

O Exército paquistanês disse, pelo seu lado, que dois soldados foram mortos hoje num tiroteio com homens armados no distrito de Bajaur, fronteira com o Afeganistão, no noroeste do país.

O TTP é um grupo separado dos talibãs afegãos, mas movido pela mesma ideologia e uma longa história comum.

O grupo cometeu inúmeros ataques no Paquistão entre 2007 [ano da sua criação] e 2014, mas foi enfraquecendo com o passar do tempo.

Há cerca de um ano, o movimento rebelde voltou a aumentar os seus ataques contra as forças de segurança paquistanesas, galvanizado pela subida ao poder dos talibãs no Afeganistão em agosto de 2021.

O Paquistão acusa o Afeganistão de deixar o TTP planear os ataques no seu território, o que Cabul nega constantemente.

As negociações de paz começaram em maio em Cabul entre este movimento e representantes do Paquistão, sob a mediação do Afeganistão.

Em junho, o TTP declarou um cessar-fogo, "até novo aviso", para facilitar essas negociações. Desde então, confrontos regulares ocorrem entre os dois campos, que, no entanto, continuam a garantir que a trégua continua.

Leia Também: Primeiro-ministro do Paquistão testa positivo à Covid-19 após viagens

Recomendados para si

;
Campo obrigatório