Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

COP27: UE eleva objetivos de redução de emissões para 57% até 2030

A União Europeia (UE) comprometeu-se hoje, na conferência do clima no Egito, a elevar as suas ambições climáticas e atingir a redução de emissões de gases com efeito de estufa em 57 por cento até 2030.

COP27: UE eleva objetivos de redução de emissões para 57% até 2030
Notícias ao Minuto

10:26 - 15/11/22 por Lusa

Mundo COP27

A redução das emissões da UE-27 deverá atingir "pelo menos 57%" até 2030, em comparação com um objetivo anteriormente declarado de pelo menos 55%, disse o vice-presidente da Comissão Europeia Frans Timmermans, citado pela agência francesa AFP.

O anúncio foi feito numa intervenção de Frans Timmermans na 27.ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas, designada por COP27, a decorrer em Sharm el-Sheikh, Egito.

"Estamos firmemente no caminho para finalizar toda a legislação, a fim de implementar as nossas metas climáticas até ao final do ano", disse o político neerlandês, que tem o pelouro do Pacto Ecológico Europeu.

Timmermans destacou acordos recentes sobre a distribuição dos cortes de emissões de gases com efeito de estufa entre Estados-membros da UE, sobre objetivos de captura de carbono para solos e florestas e sobre o fim da utilização de veículos de combustão interna.

"Não deixe que lhe digam que a invasão russa da Ucrânia está a matar o Pacto Verde Europeu e que estamos com pressa de gás", acrescentou, referindo-se à procura de novas fontes de abastecimento para a Europa deixar de estar dependente do gás russo.

A COP27, a decorrer desde 06 de novembro, reúne decisores políticos, académicos e organizações não-governamentais para tentar travar o aquecimento do planeta, limitando o aquecimento global a 2ºC (graus celsius), e se possível a 1,5ºC, acima dos valores médios da época pré-industrial.

A conferência termina na sexta-feira.

Leia Também: "Direitos humanos". As imagens dos protestos que têm marcado a COP27

Recomendados para si

;
Campo obrigatório