Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
24º
MIN 13º MÁX 24º

Violência nas Honduras causou deslocação forçada de 1.162 crianças

A violência nas Honduras causou o deslocamento forçado de 1.162 crianças e adolescentes entre 2019 e 2021, divulgou esta sexta-feira a Comissão Nacional de Direitos Humanos, que alertou para os perigos a que os jovens estão expostos no país.

Violência nas Honduras causou deslocação forçada de 1.162 crianças
Notícias ao Minuto

07:22 - 12/11/22 por Lusa

Mundo Honduras

Blanca Izaguirre, responsável da Comissão Nacional de Direitos Humanos do país da América Central, explicou em comunicado que as crianças são um dos setores da população hondurenha "mais vulnerável direta e indiretamente" devido ao deslocamento forçado.

A mesma fonte alertou para os perigos que as crianças hondurenhas enfrentam diariamente, onde estão "desprotegidas pelo Estado, suscetíveis a serem incorporadas por gangues ou grupos de crime organizado, conhecidos como "maras", e veem famílias inteiras, que se opõe à entrada dos seus filhos nas atividades criminosas desses grupos, serem ameaçadas.

Izaguirre destacou que a deslocação forçada de menores deve ser motivo de reflexão por parte das autoridades, a quem exortou a tomar "medidas imediatas para evitar que mais crianças continuem a fugir" dos seus locais de origem.

A responsável por esta organização apelou repetidamente ao Congresso Nacional (Parlamento) das Honduras que discuta e aprove a Lei de Prevenção, Atendimento e Proteção de Deslocados Internos.

"Instamos a discussão e aprovação da referida lei para garantir uma resposta integral à população deslocada e às comunidades afetadas pela violência e deslocamento forçado", salientou Izaguirre.

A aprovação desta lei contribuirá "para o estabelecimento de mecanismos de proteção às crianças e à população em geral", acrescentou.

Para Blanca Izaguirre, a lei permitirá também a formulação de uma política nacional para prevenir as causas de deslocamento, esclarecer os critérios de competências e papéis das instituições e a complementaridade com organizações da sociedade civil e organizações internacionais.

"Não se justifica como, nas atuais circunstâncias de violência do país, nós hondurenhos estamos a ser privados do recurso humano mais valioso: as crianças", enfatizou.

Entre 2019 e 2021, a organização de direitos humanos tratou 2.775 casos de deslocamento forçado ou em risco de deslocamento, que afetaram 6.675 pessoas, das quais 1.162 eram crianças e adolescentes.

Segundo estes dados, 58% dos menores foram deslocados por ameaças, 13% por assassinato de um familiar, 11% por extorsão, 5% por medo de serem recrutados por gangues, 5% por tentativa de homicídio e 5% por violência doméstica e desapropriação da sua casa.

A Comissão Nacional de Direitos Humanos relatou ainda que em 69% dos casos de crianças e adolescentes deslocados ou em risco de deslocamento, o principal culpado foram grupos ou gangues, 22% uma pessoa desconhecida, 5% grupos criminosos e 4% pessoas conhecidas.

Este órgão hondurenho agradeceu também os esforços do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) e das agências de cooperação internacional que apoiam Honduras para dar uma resposta às vítimas ou àqueles que estão em risco de deslocamento.

Leia Também: Morto quinto jornalista este ano nas Honduras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório