Após cinco longos anos de trabalhos de restauração, o Big Ben, em Londres, vai retomar a sua atividade normal já a partir das 11h do próximo domingo.
Os quatro sinos de ferro do Grande Relógio londrino voltarão a tocar a cada 15 minutos, enquanto o sino principal tocará a cada hora, como vinha a acontecer nos 158 anos anteriores à renovação.
"É o som de Londres de volta", disse um dos trabalhadores à AFP esta manhã.
O regresso acontece depois de mais de uma semana de testes - pode assistir a um deles no vídeo acima -, e de se ouvirem as badaladas pela primeira vez pelas 11h00 desta sexta-feira, para assinalar o Dia do Armistício, antes do regresso regular.
Desde agosto de 2017, altura em que as obras de restauração começaram, o Big Ben fez-se ouvir em poucas ocasiões, como a véspera de Ano Novo, o dia em que o Reino Unido deixou a União Europeia, em 2021, e o funeral da rainha Isabel II, em setembro.
O projeto de renovação implicou desmontar o mecanismo do relógio de 11,5 toneladas, datado de 1859, e transportá-lo para uma empresa especializada no noroeste da Inglaterra, onde todas as suas mais de mil peças foram limpas e reparadas.
Leia Também: Caixão da Rainha deixa abadia e vai acabar em Wellington Arch