Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 12º MÁX 24º

Myanmar. Pelo menos 20 soldados morreram em confrontos nos últimos 6 dias

Pelo menos 20 soldados e sete milicianos morreram desde a última quarta-feira em confortos com a Força de Defesa do Povo Theinni (PDF, na sigla em inglês) no estado de Shan, no norte da Myanmar (antiga Birmânia).

Myanmar. Pelo menos 20 soldados morreram em confrontos nos últimos 6 dias
Notícias ao Minuto

00:02 - 08/11/22 por Lusa

Mundo Myanmar

De acordo com a PDF, haverá ainda 60 soldados e 20 milicianos feridos.

A PDF adiantou que os combates começaram após o início das patrulhas militares na região de Hseni-Hopan, segundo o jornal "The Irrawaddy", que alertou que não foi possível verificar os números da milícia.

Criado após o golpe de Estado de 2021, o grupo armado acrescentou que solicitou armas ao Governo de Unidade Nacional, mas que até ao momento não recebeu nenhum apoio desse tipo.

"As aldeias estão atrás da nossa base principal, vamos lutar até à morte para as proteger", destacou a PDF, citada num comunicado hoje divulgado.

A oposição no Myanmar acusa a junta militar da morte de quase 2.400 pessoas nas suas operações de repressão desde o golpe de 01 de fevereiro de 2021 e estima que mais 12.000 estejam detidas de forma ilegal a aguardar julgamento, segundo a organização não governamental Assistance Association for Political Prisoners (Burma) -- conhecida também por AAPP.

Os protestos contra o golpe de Estado originaram a formação de grupos de resistência armada e o reforço das milícias étnicas no país.

Leia Também: Mais de 80 rohingyas que tentaram fugir foram presos em Myanmar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório