Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Brasil. Transição do governo deverá começar na próxima quinta-feira

O 'vice' de Lula terá sido anunciado como o coordenador deste processo.

Brasil. Transição do governo deverá começar na próxima quinta-feira

O vice-presidente escolhido por Lula da Silva, Geraldo Alckmin, foi o nome escolhido para coordenar a equipa de transição do executivo brasileiro.

A informação é avançada pelas publicações brasileiras, que dizem que a escolha foi feita na manhã desta terça-feira, numa reunião em que a presidente do Partido dos Trabalhadores participou. O processo de transição estará planeado começar na próxima quinta-feira, 3 de novembro.

Alckmin estará responsável por esta mudança, que contará ainda com uma equipa de 50 pessoas, que dialogarão com uma equipa destacada por Bolsonaro. A presidente do partido, Gleisi Hoffmann, ressalvou, na segunda-feira, que esta transição ia acontecer mesmo que o atual presidente não participasse.

De acordo com as mesmas fontes, também o ex-ministro Aloizio Mercadante, que participou na elaboração do plano de governo do presidente eleito, vai participar nesta transição.

O atual líder do governo do Brasil, no poder desde 2018, esteve mais de 24 horas em silêncio. Os resultados eleitorais resultaram num bloqueio levado a cabo por camionistas apoiantes de Bolsonaro, que, esta terça-feira, bloquearam pelo menos 227 estradas por todo o país.

A paralisação, que começou na segunda-feira, levantou algumas dúvidas sobre a segurança no país, tendo a Polícia Militar encerrado a Esplanada dos Ministérios, em Brasília, até ao Congresso Nacional, por forma a prevenir manifestações de apoiantes do atual presidente.

Leia Também: PT diz que transição do governo acontecerá mesmo sem Bolsonaro participar

Recomendados para si

;
Campo obrigatório