Diretor da central de Zaporíjia terá sido libertado pelas forças russas

A informação é avançada pelo diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi.

Zaporizhzhia, zaporíjia, ucrânia, central nuclear

© Reuters

Notícias ao Minuto
03/10/2022 17:33 ‧ 03/10/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Ucrânia/Rússia

Ihor Murashov, diretor da central nuclear de Zaporíjia (Zaporizhzhia), terá sido libertado esta segunda-feira, após ter sido capturado pelas forças russas, na sexta-feira.

A informação é avançada pelo diretor da Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA), Rafael Grossi, que, na rede social Twitter, confirmou que o responsável regressou para junto da sua família de forma segura.

“Saúdo a libertação de Ihor Murashov, diretor-geral da central nuclear de Zaporíjia, na Ucrânia. Recebi confirmação de que o Murashov voltou para junto sua família em segurança”, lê-se na publicação.

Murashov terá sido detido por uma patrulha russa, na sexta-feira, enquanto viajava de Zaporíjia para Enerhodar, onde grande parte dos funcionários da central vivem, de acordo com a Ucrânia.

No sábado, a AIEA revelou ter contactado as “autoridades responsáveis”, sem mencionar Moscovo, detalhando ter sido informada de que Murashov estaria “temporariamente detido”, diz a agência Reuters.

Para o organismo, a detenção do diretor-geral “tem um impacto sério e imediato na tomada de decisões que asseguram a segurança da central nuclear”.

Por sua vez, o Ministério das Relações Exteriores da Ucrânia condenou "com veemência a detenção ilegal" daquele responsável, acusando a Rússia de ter sequestrado o diretor da central nuclear da Zaporíjia horas depois de o presidente russo, Vladimir Putin, ter formalizado a anexação daquela região ucraniana.

Recorde-se que situação na central nuclear de Zaporíjia tem causado preocupação generalizada desde o início da guerra, com ucranianos e russos a acusarem-se mutuamente de ataques contra o complexo, que podem causar um desastre nuclear.

Leia Também: Diretor da central nuclear de Zaporíjia detido por forças russas

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas