Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Conservadores do GERB vencem eleições na Bulgária

A contagem final dos votos das eleições gerais da Bulgária no domingo confirmou a vitória do antigo primeiro-ministro Boyko Borisov e do seu partido de direita conservadora, GERB, com 25,4%, anunciou hoje a comissão de eleições.

Conservadores do GERB vencem eleições na Bulgária
Notícias ao Minuto

08:27 - 03/10/22 por Lusa

Mundo Bulgária

Em segundo lugar ficou aquele que era o primeiro-ministro até junho, o reformista pró-europeu Kiril Petkov, do partido Continuamos a Mudança, com 20,2% dos votos.

No total, sete partidos entraram no parlamento, tendo ficado de fora o populista ITN, que fora o mais votado nas eleições em julho do ano passado.

As eleições de domingo foram as quartas em menos de 18 meses e não há qualquer indicação de que o resultado ajude a quebrar o impasse político no país, membro da União Europeia (UE) e da NATO.

Terceiro, atrás dos dois grandes partidos, com 13,6% dos votos, ficou o DPS, de minoria turca, um aliado tradicional do GERB (Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária) e que tem sido associado a casos de corrupção.

A formação ultra-nacionalista anti-NATO e anti-UE Vazrazhdane (Renascimento) ficou em quarto lugar com 10,2% dos votos, à frente do partido socialista pró-russo BSP, com 9,3%.

Além disso, o partido pró-europeu "Bulgária Democrática", um aliado de Petkov, entrou no parlamento com 7,4% dos votos, enquanto a Bulgária em Ascensão, liderada por um antigo ministro da defesa pró-russo, obteve 4,6%.

Na situação atual, parece não haver solução à vista para a crise política dos últimos dois anos, sem capacidade de formar maiorias estáveis.

As eleições antecipadas seguem-se ao derrube do governo de Kiril Petkov, em junho, que perdeu uma moção de censura no parlamento, apenas seis meses após tomar posse.

A iniciativa da moção de censura partiu do GERB, de Borisov, que esteve anteriormente uma década no poder.

Com cerca de sete milhões de habitantes, o país eslavo dos Balcãs, de religião ortodoxa e tradicionalmente próximo de Moscovo, foi às urnas dividido em relação à guerra na Ucrânia, que a Rússia iniciou em 24 de fevereiro deste ano.

O governo de Petkov recusou pagar a Moscovo os fornecimentos de gás na moeda russa, o rublo, e expulsou da Bulgária 70 funcionários diplomáticos russos.

O governo interino entretanto nomeado adotou uma abordagem mais suave em relação à Rússia.

Membro da NATO desde 2004, e da UE desde 2007, a Bulgária tinha o Produto Interno Bruto (PIB) 'per capita' mais baixo da UE em 2021.

Leia Também: Conservadores do GERB apontados como vencedores das eleições na Bulgária

Recomendados para si

;
Campo obrigatório