Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Mali. Missão da CEDEAO chega amanhã a Bamako para tentar resolver crise

A missão de alto nível enviada ao Mali pela Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) para resolver a crise diplomática com a Costa do Marfim deverá chegar a Bamako quinta-feira, segundo um documento do Governo do Mali.

Mali. Missão da CEDEAO chega amanhã a Bamako para tentar resolver crise
Notícias ao Minuto

18:08 - 28/09/22 por Lusa

Mundo Mali

A comissão é composta pelos presidentes togolês, Faure Gnassingbé, ganês, Nana Akufo-Addo, e da Gâmbia, Adama Barrow, não constando o Presidente senegalês, Macky Sall, como foi inicialmente anunciado, refere o documento dos Negócios Estrangeiros do Mali.

A missão deverá chegar ao fim da manhã de quinta-feira e partir a meio da tarde.

Os líderes dos Estados-membros da CEDEAO tinham decidido na passada quinta-feira, durante uma cimeira extraordinária em Nova Iorque, enviar uma missão para encontrar uma solução para a crise com a Costa do Marfim.

A missão estava inicialmente agendada para terça-feira, mas o Mali disse que só a poderia receber na quinta ou sexta-feira.

O Mali e a Costa do Marfim estão no meio de uma disputa diplomática sobre o destino de 46 soldados marfinenses detidos em 10 de julho, à sua chegada a Bamako.

De acordo com Abidjan e a ONU, os soldados deveriam fornecer a segurança ao contingente alemão de soldados de manutenção da paz no Mali, mas Bamako disse que os considerava "mercenários" que pretendiam minar a segurança do Estado.

Leia Também: ONU apela à "libertação" dos militares da Costa do Marfim presos no Mali

Recomendados para si

;
Campo obrigatório