Uma pessoa foi morta numa operação antiterrorista levada a cabo esta manhã pelas autoridades em Merksem, Antuérpia, na Bélgica. Foram apreendidas armas e munições, avança a AFP.
De acordo com a imprensa local, a morte ocorreu durante uma busca domiciliária e a operação policial foi lançada para "parar violência relacionada com a extrema-direita".
Já a RTBF avança também que ação tinha como alvo "grupos extremistas de direita", nomeadamente um grupo que, "alegadamente, preparava um ataque terrorista". As autoridades procuravam, ao que indicam as informações iniciais, armas construídas artesanalmente.
#BREAKING One killed in Belgium anti-terrorist operation: authorities pic.twitter.com/e2EjfCg79j
— AFP News Agency (@AFP) September 28, 2022
A operação incluiu "uma dezena de buscas", uma das quais acabou numa troca de tiros entre a polícia e o proprietário de uma casa, que resultou na morte deste e sobre a qual foi já aberto um inquérito, declarou o porta-voz do Ministério Público de Antuérpia, Eric Van Duyse, citado pela imprensa belga.
As buscas decorreram na sequência de um inquérito sobre detenções ilegais de armas de fogo e, acrescentou Van Duyse, "num meio suspeito de pertencer à extrema-direita".
[Notícia atualizada às 10h48]
Leia Também: Milhares protestam na Bélgica contra aumento dos preços e custo de vida