"Rússia está a montar defesa mais sólida do que antes"

Isto deve-se "provavelmente" porque os "avanços ucranianos agora ameaçam partes de Lugansk, no momento em que terminam os referendos de anexação por parte da Federação Russa".

Lugansk

© Getty Images

Notícias ao Minuto
28/09/2022 10:31 ‧ 28/09/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Guerra na Ucrânia

Apesar de a contraofensiva ucraniana estar a avançar, o relatório da Inteligência do Reino Unido sobre a guerra, esta quarta-feira, indica que a "Rússia está a montar uma defesa mais sólida do que antes".

Isto deve-se "provavelmente" porque, descreve o Ministério da Defesa britânico, os "avanços ucranianos agora ameaçam partes de Lugansk, no momento em que terminam os referendos de anexação por parte da Federação Russa". 

Na mesma nota, é ainda descrito que "fortes confrontos" ainda prosseguem na região de Kherson. "A Rússia continua as suas tentativas de avançar perto de Bakhmut, no Donbass, mesmo enquanto enfrenta forte pressão nos flancos norte e sul", sendo que isto se deverá dever "à pressão política, porque a Rússia está a usar forças que poderiam reforçar os outros flancos".

De recordar que, pouco mais de sete meses depois do início da guerra na Ucrânia, as autoridades pró-russas nas quatro regiões ucranianas que realizaram "referendos" de anexação dos territórios à Rússia - Zaporíjia, Kherson, Lugansk e Donetsk - reclamaram vitória na terça-feira, apesar de, a nível internacional, terem vindo a surgir acusações de que tais processos terão sido fraudulentos.

Leia Também: AO MINUTO: Letónia em emergência; Sabotagem a gasodutos? Não é "ataque"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas