Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

Itália. Paris afirma respeitar "escolha democrática" e apela à cooperação

A presidência francesa indicou hoje respeitar a "escolha democrática" dos italianos e apelou ao futuro Executivo italiano a "prosseguir e cooperar em conjunto", após a vitória do partido de extrema-direita Irmãos de Itália nas legislativas de domingo.

Itália. Paris afirma respeitar "escolha democrática" e apela à cooperação
Notícias ao Minuto

17:03 - 26/09/22 por Lusa

Mundo Itália

"O povo italiano fez uma escolha democrática e soberana. Respeitamo-la", sublinhou o Eliseu através de uma declaração. "Enquanto países vizinhos e amigos, devemos prosseguir em conjunto a cooperação", acrescentou o palácio presidencial.

"Será como europeus que conseguiremos ultrapassar os nossos desafios comuns", insistiu ainda a Presidência.

O Presidente Emmanuel Macron saudou a cooperação positiva com Mario Draghi, o antigo primeiro-ministro italiano e ex-patrão do Banco central europeu (BCE).

A primeira-ministra Elisabeth Borne sublinhou por sua vez que a França permanecerá "atenta" no "respeito" dos direitos humanos e do direito ao aborto em Itália.

Giorgia Meloni, 45 anos, líder dos Irmão de Itália, fez campanha sob a divisa "Deus, pátria e família", fomentando o receio de um recuo da Itália no direito ao aberto nas relações entre pessoas do mesmo sexo.

Segundo os resultados parciais, a coligação de direita e extrema-direita -- e liderada pelos Irmãos de Itália e que reúne ainda a Liga, de Matteo Salvini, e o conservador Força Itália, de Silvio Berlusconi -- obteve cerca de 43% dos votos nas legislativas.

O bloco de centro-esquerda, liderado pelo Partido Democrático, de Enrico Letta, deverá ter 26% dos votos.

O partido Irmãos de Itália, liderado por Giorgia Meloni, foi fundado em 2012 e tem raízes no Movimento Social Italiano (MSI), fundado pelos seguidores do ditador fascista Benito Mussolini.

Leia Também: BE diz que vitória em Itália demonstra "falência da política europeia"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório