Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 17º

Timor critica na ONU países do norte e pede mais solidariedade ao sul

O Presidente de Timor-Leste criticou hoje a falta de ajuda dos países do norte, lembrando a rápida mobilização de ajuda a seguir à crise financeira de 2008 e contrapondo a falta de "compaixão e sabedoria" atual.

Timor critica na ONU países do norte e pede mais solidariedade ao sul
Notícias ao Minuto

20:38 - 23/09/22 por Lusa

Mundo ONU

"No sequência da crise do 'subprime' de 2008 e 2009, que teve um efeito de contágio em todo o mundo, centenas de milhares de milhões de dólares foram rapidamente mobilizados para salvar os bancos europeus e norte-americanos (...) mas raramente somos capazes de inspirar os ricos a mostrarem o mesmo nível de compaixão e sabedoria para o pobre sul", disse José Ramos Horta, no discurso na Assembleia-Geral das Nações Unidas.

No discurso, Ramos Horta pediu "solidariedade e fraternidade" aos mais ricos da Ásia, de África e da América Latina, vincando que "há mais liquidez na Ásia do que na Europa e nos Estados Unidos juntos".

Lançando a ideia de uma "cimeira histórica do Sul", organizada pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, Ramos-Horta apontou que esse encontro deveria servir para a criação de um "compromisso sobre uma visão e um plano para livrar a Ásia, África e a América Latina da pobreza extrema, da má nutrição infantil, e dar água potável e saneamento a todas as comunidades pobres".

Durante a intervenção, o líder timorense apresentou o país como "um oásis de tranquilidade", em contraponto às catástrofes mundiais e elencou que "a criminalidade é muito baixa, o assalto armado é inexistente e não há crime organizado" no país, onde "a população católica e protestante convive em total harmonia com os irmãos muçulmanos".

Leia Também: Ucrânia agradece à ONU e a vários países ajuda na troca de prisioneiros

Recomendados para si

;
Campo obrigatório