Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Mobilização tem "cláusula secreta" que permite chamar um milhão de russos

Decreto esconde número de reservistas que pode ser convocado para a frente da batalha, segundo o jornal russo Novaya Gazeta.

Mobilização tem "cláusula secreta" que permite chamar um milhão de russos
Notícias ao Minuto

16:29 - 22/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O decreto da mobilização anunciada pelo presidente russo, Vladimir Putin, contém uma "cláusula secreta" que permite convocar muito mais do que os 300 mil reservistas de que se falou inicialmente. 

O jornal russo Novaya Gazeta avança, esta quinta-feira, que o Ministério da Defesa poderá convocar até um milhão de russos graças ao "sétimo parágrafo secreto do decreto de mobilização".

Valendo-se de uma fonte da administração presidencial, o jornal russo adianta que a "mobilização parcial" na Rússia foi publicada no site do portal de informações legais, mas o sétimo parágrafo é designado "para uso oficial".

Esta quarta-feira, dia em que foi anunciada a mobilização  parcial, Dmitry Peskov, porta-voz do Kremlin, justificou essa 'cláusula' indicando que se referia ao número de reservistas que poderiam ser convocados para o serviço militar e adiantou o número de 300 mil reservistas.

No entanto, esse número poderá ser bem maior. De acordo com fonte do Novaya Gazeta "o número foi corrigido várias vezes e, no final, estabeleceu-se em um milhão”. 

Desde que foi anunciada a mobilização, milhares de russos foram detidos em manifestações contra a decisão, um pouco por todas as principais cidades da Rússia, e muitos outros fugiram do país

Outras formas de fugir da guerra foram também pensadas. As procuras no Google de 'como partir um braço' explodiram após o anúncio do líder russo. 

As reações ao discurso de Putin foram de que o presidente russo demonstrava sinais de fraqueza, incerteza e pânico.

Leia Também: "Sinais de fraqueza" e de "pânico". As reações ao discurso de Putin

Recomendados para si

;
Campo obrigatório