Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Timor aprova acordo de cooperação com Portugal (11 anos após assinatura)

O governo timorense anunciou, esta quarta-feira, uma resolução do Governo que aprova um acordo de cooperação com Portugal "em matéria de segurança interna", assinado há onze anos e que ainda não estava oficialmente em vigor.

Timor aprova acordo de cooperação com Portugal (11 anos após assinatura)
Notícias ao Minuto

11:55 - 21/09/22 por Lusa

Mundo Timor

Em comunicado, o executivo timorense explica que a resolução, apresentada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Julião da Silva, foi aprovada na reunião de, esta quarta-feira, do Conselho de Ministros.

"O acordo tem como objeto a prestação mútua de cooperação técnica e de intercâmbio, através de ações de formação profissional e de serviços de assessoria na área da segurança interna", refere o executivo timorense.

O acordo quadro foi assinado em 27 de setembro de 2011 pelo então ministro da Administração Interna português, Miguel Bento Martins Costa Macedo e Silva, e o então primeiro-ministro e ministro da Defesa e da Segurança, Xanana Gusmão.

Esse acordo, publicado no Diário da República português em abril de 2012, determinava que entraria em vigor trinta dias "após a receção da última notificação, por escrito e por via diplomática, de que foram cumpridos os requisitos de Direito Interno das Partes necessários para o efeito".

Portugal, onde o documento foi assinado, terá depois que submeter o acordo para registo junto do Secretariado das Nações Unidas.

Fontes do setor explicaram à Lusa que apesar da formalidade do acordo-quadro não ter sido completada, desde aí que se têm materializado vários programas de cooperação no que toca à segurança.

Entre os programas, incluem-se um acordo de cooperação entre a GNR e a Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL), ao abrigo do qual tem havido oficiais portugueses destacados em Timor-Leste e um outro acordo de cooperação entre o SEF e o Serviço de Migração timorense.

Elementos da PNTL estão ainda em Portugal a frequentar cursos na GNR e o curso de oficiais da PSP.

Leia Também: Nova nunciatura em Díli é "fonte de encorajamento" para Igreja

Recomendados para si

;
Campo obrigatório