Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 17º

Cerca de 230 baleias dão à costa na Tasmânia. Resgate já está a decorrer

Um incidente semelhante ocorreu há dois anos, com 470 baleias-piloto encalhadas, cem delas morreram.

Notícias ao Minuto

08:22 - 21/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Tasmânia

Cerca de 230 baleias ficaram encalhadas na costa oeste da Tasmânia, na Austrália, esta quarta-feira. O grupo, que deu à costa em Ocean Beach, parece ser de baleias-piloto e pelo menos metade ainda está viva, disse o Departamento de Recursos Naturais e Meio Ambiente da Tasmânia.

Uma equipa do Programa de Conservação Marinha está a montar equipamentos de resgate e a caminho da área, disse o mesmo departamento, citado pela Associated Press.

Um habitante local disse à ABC australiana que as baleias eram visíveis perto da entrada do porto de Macquarie e descreveu o incidente como um “evento massivo”.

As autoridades apelaram às pessoas que fiquem afastadas do local. "As baleias são uma espécie protegida, mesmo depois de mortas, é ilegal interferir com uma carcaça", referem.

O cientista marinho da Griffith University, Olaf Meynecke, disse que é incomum baleias aparecerem na praia. Explicando ainda que as temperaturas mais quentes podem estar a mudar as correntes oceânicas e a mover as fontes tradicionais de alimento das baleias.

Há dois anos, também a 21 de setembro, cerca de 470 baleias-piloto foram encontradas encalhadas em bancos de areia na costa oeste da Tasmânia, no maior incidente em massa já registrado na Austrália. Após um esforço de uma semana, 111 dessas baleias foram resgatadas, mas as restantes morreram.

Veja na galeria acima algumas imagens do local. 

Leia Também: Foram praticar paddle e acabaram cercados por 12 baleias na Argentina

Recomendados para si

;
Campo obrigatório