Meteorologia

  • 06 OUTUBRO 2022
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 30º

Hong Kong. Homem preso por tocar harmónica em homenagens a Isabel II

O momento aconteceu, esta segunda-feira, no consulado britânico em Hong Kong.

Hong Kong. Homem preso por tocar harmónica em homenagens a Isabel II

Um pouco por todo o mundo multiplicaram-se as homenagens à antiga monarca britânica Isabel II, e Hong Kong, uma antiga colónia britânica, não foi exceção. Apesar disso, um homem acabou detido por tocar harmónica junto ao consulado britânico.

O momento aconteceu, esta segunda-feira, segundo o jornal The Guardian, quando uma grande multidão de pessoas se reunia em frente ao consulado e um homem apareceu a tocar na sua harmónica o hino nacional britânico e uma canção patriótica da cidade chamada 'Glória para Hong Kong',  uma música que ficou popular durante os grandes - e às vezes violentos - protestos pró-democracia em 2019.

Através de testemunhos e vídeos nas redes sociais, percebe-se que o momento foi amplamente aplaudido pela multidão, no entanto, o homem de 43 anos, acabou detido "atos de oposição", de acordo com a agência AFP.

Esta música, 'Glória para Hong Kong', tem na sua letra um verso de protesto popular nomeadamente a frase “libertem Hong Kong, a revolução dos nossos tempos”, algo que foi declarado pelos tribunais chineses como uma ameaça à segurança nacional.

Recorde-se que Hong Kong foi uma colónia britânica por mais de 150 anos e, embora o centro financeiro tenha sido devolvido à China em 1997, os dois países partilham um passado muito marcante. Na cidade, existem ainda nomes de ruas e imprensa em inglês sendo que até o sistema jurídico de direito é o britânico.

Na semana após a morte da rainha, mais de 13 mil pessoas assinaram um livro de condolências no consulado britânico da cidade, onde acabou por ser detido este homem.

Leia Também: Residentes de Hong Kong fazem fila durante horas para homenagear rainha

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório