Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Scholz conversou com Putin sobre guerra na Ucrânia e pediu cessar-fogo

Conversa durou mais de uma hora.

Scholz conversou com Putin sobre guerra na Ucrânia e pediu cessar-fogo
Notícias ao Minuto

18:38 - 13/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O chanceler alemão, Olaf Scholz, conversou, via telefónica, com o presidente da Rússia, Vladimir Putin.

Durante a conversa, Scholz pediu que Putin encontre uma solução diplomática para o conflito na Ucrânia, com base num cessar-fogo e na retirada completa das tropas russas, o mais rapidamente possível, segundo informou, este terça-feira, o porta-voz do governo alemão, Steffen Hebestreit, num comunicado citado pela Reuters.

De acordo com o porta-voz, a chamada teve a duração de 90 minutos e Scholz reforçou também a necessidade de garantir a segurança na central nuclear de Zaporíjia (Zaporizhzhya) e apelou à continuidade do acordo para a exportação de cereais da Ucrânia, intermediado pela ONU.

"O chanceler enfatizou que quaisquer outras medidas de anexação russa não ficarão sem resposta e não serão reconhecidas em nenhuma circunstância", acrescentou o porta-voz do governo alemão.

Scholz e Putin concordaram ainda em permanecer em contacto.

Recorde-se que o conflito na Ucrânia já dura há mais de seis meses. Desde o início da ofensiva militar, lançada a 24 de fevereiro pela Rússia,  5.827 civis morreram e 8.421 feridos, de acordo com dados da ONU, que estarão, contudo, muito aquém dos números reais.

Leia Também: Ucrânia critica Alemanha. "Do que é que Berlim tem medo e Kyiv não?"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório