Meteorologia

  • 28 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 9º MÁX 17º

Ucrânia critica Alemanha. "Do que é que Berlim tem medo e Kyiv não?"

Em causa está o facto de a Alemanha não enviar o armamento que a Ucrânia "precisa para libertar as pessoas e as salvar de um genocídio", criticou o ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia.

Ucrânia critica Alemanha. "Do que é que Berlim tem medo e Kyiv não?"
Notícias ao Minuto

15:50 - 13/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, criticou, esta terça-feira, a Alemanha por não ter enviado ao país invadido pela Rússia tanques Leopard e veículos de combate de infantaria Marder.

“Sinais dececionantes da Alemanha enquanto a Ucrânia precisa de Leopards e Marders neste momento - para libertar as pessoas e as salvar de um genocídio”, começou por afirmar o ministro numa publicação na rede social Twitter.

“Nem um único argumento racional sobre a razão pela qual estas armas não podem ser fornecidas, apenas receios e desculpas abstratas. Do que é que Berlim tem medo e Kyiv não?”, acrescentou.

O apoio da Alemanha à Ucrânia tem sido criticado desde o início da invasão russa da Ucrânia, a 24 de fevereiro. Apesar de Berlim já ter enviado equipamento militar, munições e tanques a Kyiv, a decisão só surgiu após pressão por parte da comunidade internacional. 

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que 5.827 civis morreram e cerca de oito mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: Ucrânia. UE pede que apoio continue e aponta sucesso da contraofensiva

Recomendados para si

;
Campo obrigatório