Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Chile. Governo e oposição concordam em iniciar novo processo constituinte

Os partidos do Governo chileno e a oposição concordaram hoje em iniciar um novo processo constituinte a cargo de um órgão eleito, mas com a assessoria de um comité de especialistas.

Chile. Governo e oposição concordam em iniciar novo processo constituinte
Notícias ao Minuto

09:20 - 13/09/22 por Lusa

Mundo Chile

Desta forma, o Chile vai continuar a procurar uma nova constituição que revogue a atual, que data do tempo do ditador Augusto Pinochet, após o fracassado referende constitucional de 4 de setembro.

Representantes de todas as forças parlamentares chilenas reuniram-se hoje na sede do Congresso para abordar os passos a serem dados para um novo referendo constitucional que, como aconteceu com o anterior, vai ser realizado por um órgão eleito pelos cidadãos e no que haverá paridade, e isso acontecerá após um plebiscito de saída.

Terminada a reunião, o presidente da Câmara de Deputados (câmara baixa), Raúl Soto, reconheceu no Canal 13 o seu otimismo em relação à realização de um novo plebiscito constitucional e qualificou esse princípio de acordo como "uma luz de esperança" para o Chile.

"O que queremos é manter a origem democrática e participativa, mas corrigindo os erros do processo que acaba de fracassar", disse Soto, defendendo assim a necessidade de um grupo de especialistas para assessorar o órgão constituinte.

Assim, o presidente da câmara baixa anunciou que se vai realizar na quinta-feira uma nova reunião para delinear outros detalhes, como o nome com que será designado o órgão ou o seu funcionamento.

O Chile realizou um referendo constitucional em 04 de setembro como o culminar de um processo constitucional de um ano. Finalmente, mais de 60% da população chilena rejeitou a proposta de uma nova Constituição.

Leia Também: Homem envolvido em overdose de Mac Miller condenado a 17 anos de prisão

Recomendados para si

;
Campo obrigatório