Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
MIN 8º MÁX 15º

Presidente de Israel felicita o rei Carlos III do Reino Unido

O Presidente de Israel, Isaac Herzog, desejou hoje ao Rei Carlos III um reinado "pacífico e com sucesso", ao assinar o livro de condolências de Isabel II, informou o seu gabinete.

Presidente de Israel felicita o rei Carlos III do Reino Unido
Notícias ao Minuto

22:56 - 10/09/22 por Lusa

Mundo Óbito/Isabel II

"Desejamos êxito ao rei Carlos III (...) Que tenha um reinado pacífico e bem-sucedido", escreveu Herzog no livro de condolências para Isabel II, que assinou na residência do embaixador britânico em Israel, Neil Wigan.

"Em nome do Estado e do povo de Israel, exprimo as mais profundas condolências pelo falecimento de Sua Majestade a rainha Isabel II, cujo reinado foi transcendental e histórico. Foi um ícone de estabilidade e moral ao serviço do seu povo", acrescentou.

Carlos III, 73 anos, foi hoje proclamado oficialmente novo rei do Reino Unido e 14 países da Commonwealth ao suceder a sua mãe, Isabel II, que faleceu na quinta-feira aos 96 anos no castelo de Balmoral, na Escócia, após mais de 70 anos do mais longo reinado da história do Reino Unido

Apesar das suas relações amigáveis com diversos líderes judaicos, Isabel II nunca visitou Israel.

O rei Carlos III, então príncipe de Gales, efetuou em 2020 a sua primeira visita oficial ao Estado judaico, após ter visitado o país em 1995 e 2016 para assistir aos funerais dos ex-primeiros-ministros Isac Rabin e Shimon Peres.

Elizabeth Alexandra Mary Windsor nasceu em 21 de abril de 1926, em Londres, e tornou-se Rainha de Inglaterra em 1952, aos 25 anos, na sequência da morte do pai, George VI, que passou a reinar quando o seu irmão abdicou.

Leia Também: PSD manifesta "pesar" em carta a Carlos III entregue na embaixada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório