Meteorologia

  • 02 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 10º MÁX 17º

Bolsonarista mata apoiante de Lula durante discussão no Brasil

O incidente ocorreu no estado de Mato Grosso, no Brasil.

Bolsonarista mata apoiante de Lula durante discussão no Brasil
Notícias ao Minuto

23:37 - 09/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Brasil

Um apoiante do presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, esfaqueou até à morte um apoiante do ex-presidente e atual candidato ao cargo, Luiz Inácio Lula da Silva, segundo a informação avançada pelas autoridades esta sexta-feira, aqui citadas pela Reuters.

O incidente ocorreu no estado de Mato Grosso, depois dos ânimos se terem exaltado durante uma discussão sobre o apoio aos dois candidatos às eleições presidenciais de outubro deste ano.

De acordo com as mais recentes sondagens, o candidato esquerdista Lula da Silva lidera sobre o atual presidente, da extrema-direita, numa eleição que ficará marcada por uma intensa polarização e pelas crescentes tensões que este ato eleitoral tem suscitado.

De acordo com o relatório policial, Rafael Silva de Oliveira, de 24 anos, terá sido o responsável pela morte de Benedito Cardoso dos Santos, de 42. A vítima acabaria por falecer após ter sido esfaqueada.

O suspeito viria a ser, depois do ataque, levado para a esquadra da polícia local, onde confessou o crime e foi, finalmente, formalmente acusado.

Lula da Silva já reagiu ao assassinato, em declarações proferidas aos jornalistas, esta sexta-feira, no Rio de Janeiro. A este propósito, disse que existia um "clima de ódio no processo eleitoral que é completamente anormal".

Na sequência deste ataque, o ex-presidente brasileiro pediu também uma investigação para tentar perceber se tais incidentes "tinham sido ordenados, ou guiados, ou se se tratava de uma estratégia política". Apesar de ter proferido tais declarações, não forneceu quaisquer evidências capazes de sustentar tal hipótese.

Por sua vez, o gabinete do atual presidente não deu ainda resposta aos pedidos de comentário feitos pela agência Reuters.

De recordar que, no mês de julho, tinha já acontecido um incidente semelhante - quando um funcionário local do Partido dos Trabalhadores, de Lula da Silva, foi morto a tiro por um guarda prisional que gritava em apoio a Jair Bolsonaro.

Já na manhã desta sexta-feira, um bolsonarista viria a ser ferido na cabeça e disse ter sido agredido por apoiantes do Partido dos Trabalhadores que esperavam a chegada do seu candidato a um evento evangélico na cidade de São Gonçalo, no estado do Rio de Janeiro.

Apesar das sondagens não lhe serem favoráveis, Jair Bolsonaro já tinha, anteriormente, considerado a possibilidade de não aceitar uma derrota eleitoral, citando alegações, não comprovadas, de fraude eleitoral e de problemas com o sistema de votação eletrónico em vigor no país.

[Notícia atualizada às 23h48]

Leia Também: Ciro Gomes critica Lula por associar bolsonaristas ao Ku Klux Klan

Recomendados para si

;
Campo obrigatório