Meteorologia

  • 04 FEVEREIRO 2023
Tempo
MIN 7º MÁX 18º

Casal Obama regressa por um dia à Casa Branca para inaugurar retratos

A cerimónia, que acontece cerca de cinco anos depois de Obama deixar o cargo.

O antigo presidente norte-americano Barack Obama e a esposa Michelle Obama regressaram temporariamente, esta quarta-feira, à sede da administração dos Estados Unidos (EUA), a Casa Branca, onde viveram durante o mandato de Obama, para inaugurar os seus retratos oficiais.

A cerimónia, que acontece cerca de cinco anos depois de Obama deixar o cargo, foi presidida pelo atual chefe de estado, Joe Biden.

Os enormes retratos dos presidentes e primeiras-damas americanos são já uma tradição nos corredores e salas de toda a Casa Branca, sendo normalmente inaugurados no mandato do sucessor, algo que não aconteceu durante a administração de Donald Trump.

Na galeria de imagens pode ver a inauguração das obras de arte na Casa Branca em que o artista Robert McCurdy colocou o ex-presidente com um fato cinzento num fundo branco que lembra retratos anteriores do mesmo artista de personalidades como Toni Morrison ou Nelson Mandela.

Já a antiga primeira dama é retratada com um vestido azul na Sala Vermelha da Casa Branca, numa pintura da artista de Brooklyn, Sharon Sprung.

Na cerimónia, o atual presidente deixou claro no seu discurso que "há poucas pessoas" que conheça "com mais integridade, mais decência e mais coragem que Barack Obama" e por isso "nada poderia" tê-lo preparado mais para ser presidente dos Estados Unidos "do que estar ao seu lado durante oito anos", referiu.

A esta homenagem o antigo presidente fez questão de responder: "Graças à tua decência e força, talvez principalmente graças à tua fé na nossa democracia e no povo americano, o país está melhor do que quando assumiste o cargo e todos devemos estar profundamente gratos por isso". 

Veja na galeria as imagens deste momento de regresso doa família Obama à Casa Branca.

Leia Também: EUA promete responder ao Irão após recente ataque cibernético

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sétimo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;
Campo obrigatório