Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 15º MÁX 21º

Diáspora russa na Alemanha manifesta-se contra apoio à Ucrânia

Cerca de duas mil pessoas instaram o governo alemão a eliminar as sanções impostas à Rússia no âmbito da invasão.

Notícias ao Minuto

18:21 - 04/09/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Guerra na Ucrânia

Cerca de duas mil pessoas, a maioria russas, manifestaram-se, este domingo, na cidade alemã de Colónia contra o apoio da Alemanha à Ucrânia e instaram o governo a eliminar as sanções impostas à Rússia no âmbito da invasão.

“A Alemanha está um caos”, frisou Elena Kolbasnikova, uma das organizadoras da manifestação, à agência de notícias Reuters

Também um cidadão alemão, padeiro de profissão, mostrou a sua insatisfação face às sanções impostas à Rússia e explicou que os preços elevados do gás podem deixá-lo sem emprego até ao final do ano, culpando a Alemanha por se recusar a abrir o gasoduto Nord Stream 2.

A manifestação, organizada por grupos da diáspora russa, foi recebida por outros protestantes, que, por seu lado, manifestaram o apoio à Ucrânia.

“Viemos aqui mostrar que há muitos falantes de russo que acreditam que Putin deslizou em direção a um regime fascista”, disse Ivan Belousov, que já foi detido por motivos políticos na Rússia e fugiu para a Alemanha após ser libertado.

O conflito entre a Ucrânia e a Rússia começou com o objetivo, segundo Vladimir Putin, de “desnazificar” e desmilitarizar a Ucrânia para segurança da Rússia. A operação foi condenada pela generalidade da comunidade internacional.

A ONU confirmou que cerca de 5.600 civis morreram e oito mil ficaram feridos na guerra, sublinhando que os números reais serão muito superiores e só poderão ser conhecidos quando houver acesso a zonas cercadas ou sob intensos combates.

Leia Também: AO MINUTO: Moscovo nega culpa de corte de gás; Zaporíjia? Ucrânia acusada

Recomendados para si

;
Campo obrigatório