Meteorologia

  • 21 MAIO 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 20º

Marinha iraniana apreendeu dois navios militares não tripulados dos EUA

A Marinha iraniana apreendeu, durante um breve período de tempo, dois navios militares não tripulados dos Estados Unidos no mar Vermelho, divulgou esta sexta-feira a televisão estatal do Irão.

Marinha iraniana apreendeu dois navios militares não tripulados dos EUA
Notícias ao Minuto

00:41 - 03/09/22 por Lusa

Mundo Mar Vermelho

"O 'destroyer' da Marinha iraniana Jamaran encontrou vários navios militares não tripulados dos EUA na rota marítima internacional na quinta-feira, enquanto realizava uma missão antiterrorista no mar Vermelho", noticiou a televisão estatal, em referência a operações contra pirataria no golfo de Aden.

A esquadrilha da Marinha, depois de "avisar um 'destroyer' norte-americano duas vezes, apreendeu as embarcações para evitar possíveis acidentes", acrescentou.

"Uma vez garantida a passagem do transporte internacional, a esquadrilha libertou os dois navios não tripulados", referiu ainda a televisão estatal, divulgando ainda um vídeo em que dois militares iranianos colocam as embarcações de regresso ao mar.

A Marinha dos EUA, no entanto, negou ter sido "avisada" pela Marinha iraniana, noticiou a agência France-Presse (AFP).

"Aproximadamente às 14:00, hora local, em 01 de setembro, a 5.ª Frota viu um navio iraniano aproximar-se dos dois navios não tripulados e capturá-los", revelou a Marinha dos EUA em comunicado.

Dois 'destroyers', o USS Nitze e o USS Delbert D. Black, deslocaram-se imediatamente ao local e "mantiveram comunicação com o navio de guerra iraniano para desarmar a situação e recuperar os 'Saildrones'", salienta o comunicado da força norte-americana.

"O navio iraniano devolveu os 'Saildrones' às 08:00 [hora local] de 02 de setembro", acrescentou.

O 'Saildrone' é uma pequena máquina flutuante equipada com uma asa rígida e painéis solares que garantem a sua autonomia por períodos muito longos.

Equipados com sensores, estes aparelhos podem ser usado para fins meteorológicos, mas a Marinha dos EUA também os utiliza para missões de vigilância costeira.

Num incidente semelhante, o Pentágono disse na terça-feira que um navio iraniano apreendeu uma embarcação militar não tripulada dos EUA no Golfo, mas que a libertou depois de um barco de patrulha da Marinha e um helicóptero terem chegado ao local.

A Marinha do Irão também referiu na sexta-feira que a mesma esquadrilha impediu um ataque pirata contra um dos seus navios mercantes no mar Vermelho no dia anterior, pela segunda vez em menos de um mês.

Assim como outros países que utilizam a rota marítima através do mar Vermelho e do canal de Suez, o Irão aumentou a sua presença naval no golfo de Aden, na sequência de uma vaga de ataques de piratas da Somália entre 2000 e 2011.

Leia Também: Seis navios com cereais ucranianos saíram rumo à Turquia para inspeção

Recomendados para si

;
Campo obrigatório