Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

EUA. Autarca cortou árvores para evitar pessoas em situação sem-abrigo

De acordo com a agência France-Press esta é uma prática comum nos Estados Unidos, e pode relacionar-se com o racismo.

EUA. Autarca cortou árvores para evitar pessoas em situação sem-abrigo
Notícias ao Minuto

23:36 - 31/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Estados Unidos

Os responsáveis pela cidade de Lakewood, no estado norte-americano de Nova Jérsia, cortaram as árvores da praça principal para impedir que as pessoas em situação sem-abrigo dormissem no local.

A confirmação dos motivos para a mudança paisagística foi dada pelo próprio autarca da cidade, que explicou à publicação Jornal Asbury Park que queria impedir que as pessoas nesta situação estivessem no local, já que já tinha recebido queixas de residentes. Segundo a agência France-Press (AFP), para além de cortar as árvores, que davam abrigo às pessoas nesta situação, os responsáveis não construíram uma alternativa para estas pessoas.

Tal como conta a agência, estas alterações na paisagem não são pioneiras, já que noutras cidades norte-americanas se tem vindo a verificar esta situação, conhecida como arquitetura hostil.

Para além de cortarem árvores, há responsáveis que colocam objetos bicudos junto a edifícios que têm sombras, por forma a que as pessoas não se abriguem no local. A  AFP sublinha ainda que esta é uma prática relacionada com o racismo, visto que a percentagem de afro-americanos que se encontram em situação de sem-abrigo está na ordem dos 40%. Só em Nova Iorque, esta percentagem é de 58%, seguida de 32% das pessoas nesta situação a pertencerem à comunidade latino-americana.

Leia Também: Prisioneiro palestiniano termina greve de fome iniciada em março

Recomendados para si

;
Campo obrigatório