Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Prisioneiro palestiniano termina greve de fome iniciada em março

O prisioneiro palestiniano Khalil Awawdeh, detido por Israel e cujo destino está no centro de um frágil cessar-fogo entre a Jihad Islâmica e aquele Estado judaico, anunciou hoje que terminou a sua greve de fome que começou em março.

Prisioneiro palestiniano termina greve de fome iniciada em março
Notícias ao Minuto

23:25 - 31/08/22 por Lusa

Mundo Palestina

O homem de 40 anos da região de Hebron, na Cisjordânia ocupada, está em detenção administrativa desde dezembro passado, uma medida controversa que permite a Israel deter pessoas sem acusações formais.

Awawdeh havia iniciado uma greve de fome em março, protestando pela sua detenção, cujas razões não foram reveladas.

As autoridades palestinianas estimaram hoje o total da sua greve de fome em 172 dias, sabendo que fez pausas durante alguns dias.

Na noite de hoje, o Clube dos Prisioneiros Palestinianos anunciou que o homem havia terminado a greve graças a um "pacto" com Israel.

Num vídeo divulgado pela família, da cama de hospital, Awawdeh, raquítico e enfraquecido, disse que estava a interromper a greve devido a um acordo de libertação.

"A notícia da alta veio hoje, terei alta no dia 2 de outubro. Até lá, vou ficar no hospital para (...) me recuperar", disse, referindo-se a uma "grande vitória para o povo palestiniano".

Após uma escalada militar mortal de três dias no início de agosto, Israel e a Jihad Islâmica anunciaram um acordo de cessar-fogo que, segundo as autoridades palestinianas, previa a libertação de Khalil Awawdeh e Bassam al-Saadi.

Bassam al-Saadi, detido em 01 de agosto, foi formalmente acusado por um tribunal militar israelita de apoiar e transferir fundos para uma organização "terrorista".

Israel ainda não se manifestou sobre o anúncio de Awawdeh.

Leia Também: Palestiniano em greve de fome detido por Israel está perto de morrer

Recomendados para si

;
Campo obrigatório