Meteorologia

  • 17 MAIO 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 20º

EUA. Baleia que deu à costa poderá ter sido morta após "choque com navio"

Animal tinha lesões na zona do peito, uma vértebra fraturada e o crânio deslocado.

EUA. Baleia que deu à costa poderá ter sido morta após "choque com navio"
Notícias ao Minuto

16:22 - 30/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo EUA

Uma baleia-jubarte que deu à costa na praia de Manhattan, na Califórnia, nos Estados Unidos da América (EUA), no domingo provavelmente terá sido morta por uma colisão com um navio, relataram os investigadores.

Uma necropsia determinou que a baleia fêmea adulta, com 15 metros, tinha lesões que indicavam "um choque com um navio", mais precisamente na zona do peito assim como uma vértebra fraturada.

Segundo a Associated Press, também o seu crânio foi deslocado da coluna vertebral, de acordo com uma declaração do The Marine Mammal Center [Centro de Mamíferos Marinhos]. À parte dessas lesões, a baleia estava em excelentes condições e tinha até amplas reservas de gordura.

"As principais ameaças que as baleias enfrentam no oceano são ataques de navios, lixo oceânico e artes de pesca", revelou o centro relatando que, no total, sete baleias cinzentas e três baleias-jubarte morreram na mesma área só este ano.

Estes animais passam pela Califórnia para se alimentarem no verão e outono antes de migrarem para a costa do México.

De acordo com o Centro de Mamíferos Marinhos, esta espécie está entre as mais ameaçadas do mundo, estimando-se que existam 35 a 40 mil restantes, das quais 2.900 frequentam as costas de Washington, Oregon e Califórnia.

Leia Também: Equador teme que tartarugas de Galápagos tenham sido caçadas e comidas

Recomendados para si

;
Campo obrigatório