Ministra do Canadá injuriada em público. Justin Trudeau sai em sua defesa

Na sexta-feira, a ministra das Finanças do Canadá aproximava-se do elevador de um edifício da Câmara Municipal em Grande Prairie, na província de Alberta, quando um homem começou a gritar com ela.

Ministra das Finanças, Canadá, Chrystia FreelandVídeo

© Simon Dawson/Bloomberg via Getty Images

Ema Gil Pires
29/08/2022 09:08 ‧ 29/08/2022 por Ema Gil Pires

Mundo

Canadá

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, condenou no domingo um ataque verbal abusivo sobre a sua vice-primeira-ministra que é, também, responsável pela pasta das Finanças, Chrystia Freeland. Nas suas palavras, tratou-se de um "assédio extremamente perturbador", que não foi um incidente isolado, reporta a Reuters.

"Estamos a ver cada vez mais pessoas na vida pública e pessoas em posições de responsabilidade, particularmente mulheres, canadianos racializados, pessoas pertencentes a minorias ou de diferentes grupos comunitários, a serem alvo quase devido à força crescente das suas vozes", referiu o chefe do Executivo do país, num discurso.

Falando de uma "reação negativa", Justin Trudeau deixou um recado bem direto ao país: "Temos de nos perguntar que tipo de país somos, que tipo de país queremos ser".

Na sexta-feira, a ministra das Finanças do Canadá aproximava-se do elevador de um edifício da Câmara Municipal em Grande Prairie, na província de Alberta, quando um homem começou a gritar com ela.

"Que porra estás a fazer em Alberta?", questionou o homem, enquanto Chrystia Freeland caminhava em direção ao elevador. O indivíduo chamou-a ainda "traidora" e "cabra de m****". O vídeo do incidente, que pode ver acima, está já a circular nas redes sociais.

Natural de Alberta, a vice-primeira-ministra encontrava-se no local no âmbito de uma digressão pela província, durante a qual se encontrou com autoridades, empresas e trabalhadores.

No sábado, Freeland viria a recorrer à rede social Twitter para reagir ao incidente. "O que aconteceu ontem foi errado. Ninguém, em lado nenhum, deveria ter de suportar ameaças e intimidações", escreveu. 

Este tratou-se do mais recente ataque verbal sobre mulheres detentoras de visibilidade pública no Canadá, também sentidos por várias ativistas e jornalistas. 

Leia Também: Trudeau nomeia primeira juíza indígena para Supremo Tribunal do Canadá

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas