Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 15º MÁX 21º

Acordo nuclear: Mossad diz que Israel vai continuar a agir contra o Irão

O líder da agência secreta israelita Mossad assegurou hoje que Israel vai continuar a agir contra o Irão para proteger a sua própria segurança, enquanto é negociado o acordo nuclear com Teerão, segundo a imprensa de Telavive.

Acordo nuclear: Mossad diz que Israel vai continuar a agir contra o Irão
Notícias ao Minuto

20:57 - 25/08/22 por Lusa

Mundo Israel

David Barnea disse que o acordo que está a ser negociado é "baseado em mentiras", e comentou que Israel vai se defender "de qualquer forma possível" contra o Irão.

Numa reunião com o primeiro-ministro interino de Israel, Yair Lapid, o chefe dos serviços secretos externos israelitas previu que o pacto poderia ser assinado "dentro de algumas semanas, talvez menos de um mês", e considerou que a intenção dos Estados Unidos e de Teerão em restaurá-lo "não muda o desejo de longo prazo de o Irão obter a arma nuclear".

"Não podemos ficar quietos e apenas observar a aproximação do perigo", acrescentou o líder da Mossad.

Barnea afirmou que o acordo é "uma fraude" e garantiu que haverá mais ameaças do Irão.

O dirigente disse ainda que nem os Estados Unidos nem os países europeus estão dispostos a usar a ação militar contra Teerão, principalmente após a guerra na Ucrânia.

O receio de um possível acordo iminente disparou os alarmes em Israel, que vê o Irão como o seu principal inimigo e uma ameaça existencial.

Na semana passada, a União Europeia (UE) e os Estados Unidos anunciaram estar a rever a resposta de Teerão a um "texto final" proposto pelos europeus, depois de o Irão ter dito que tinha apresentado as suas "propostas finais".

Leia Também: "Calma frágil" restaurada em Gaza mas violência aumentou na Cisjordânia

Recomendados para si

;
Campo obrigatório