Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
18º
MIN 13º MÁX 26º

Seca no Danúbio revela barcos da Segunda Guerra Mundial

As embarcações estavam entre as centenas afundadas ao longo do Danúbio pela frota do Mar Negro da Alemanha Nazi, em 1944.

Notícias ao Minuto

22:49 - 19/08/22 por Beatriz Cavaca

Mundo Seca

A maior seca da Europa nos últimos tempos levou o rio Danúbio a um dos seus níveis mais baixos em quase um século. Como consequência expôs os cascos de dezenas de navios de guerra alemães carregados de explosivos que estavam afundados desde o fim da Segunda Guerra em Prahovo, na Sérvia.

As embarcações estavam entre as centenas afundadas ao longo do Danúbio pela frota do Mar Negro da Alemanha Nazi, em 1944, quando recuaram do avanço das forças soviéticas. Passado todo este tempo os navios ainda dificultam o tráfego fluvial durante os tempos de seca.

Apesar disso os navios costumam estar tapados pelo nível da água algo que não aconteceu com a seca deste ano que expôs mais de 20 cascos, muitos dos quais representam um perigo para o transporte marítimo.

Segundo a agência Reuters, em março, o governo sérvio abriu concurso público para a remoção dos cascos, munições e explosivos, porém o custo da operação foi estimado em 29 milhões de euros e não aconteceu.

Na galeria acima, pode ver estes antigos barcos alemães que foram sendo descobertos por pescadores.

Leia Também: Tubarões e raias passam mais de 95% do tempo a 250 metros de profundidade

Recomendados para si

;
Campo obrigatório