Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Marrocos condena a prisão 13 migrantes que tentaram entrar em Melilla

Treze migrantes africanos foram condenados esta quarta-feira pela justiça marroquina a dois anos e meio de prisão, pela tentativa de forçar a entrada, em julho, no enclave espanhol de Melilla, adiantou o advogado dos condenados.

 Marrocos condena a prisão 13 migrantes que tentaram entrar em Melilla
Notícias ao Minuto

06:20 - 18/08/22 por Lusa

Mundo Migrações

Questionado pela agência France-Presse (AFP), Khalid Ameza não soube especificar a natureza das acusações.

Os 13 migrantes, que pretendem recorrer da sentença, compareceram no tribunal criminal de Nador, cidade marroquina na fronteira com o enclave espanhol de Melilla.

Em 24 de junho, cerca de 2.000 migrantes ilegais, a maioria do Sudão, tentaram forçar a entrada na cidade espanhola de Melilla, localizada em território marroquino.

A tragédia matou 23 migrantes, segundo as autoridades marroquinas - 27, segundo a Associação Marroquina dos Direitos Humanos (AMDH) - e provocou forte indignação em Marrocos e no estrangeiro.

Em 04 de agosto, 14 migrantes irregulares já tinham sido condenados pelo mesmo tribunal de Nador a oito meses de prisão por "associação a uma organização criminosa de imigração ilegal" em Marrocos.

Outros 33 migrantes de origem subsaariana foram condenados em 19 de julho a 11 meses de prisão por "entrada ilegal" em Marrocos.

Situado no extremo noroeste de África, Marrocos é um país de trânsito para muitos migrantes que procuram chegar à Europa a partir das costas atlânticas ou mediterrânicas, ou atravessando as barreiras que separam Marrocos dos enclaves de Ceuta e Melilla.

A ONG espanhola Caminando Fronteras relatou esta terça-feira a morte de pelo menos 18 pessoas após o naufrágio de um barco em Tarfaya, no sul de Marrocos, enquanto tentava chegar às Ilhas Canárias, dados que não foram confirmados pelas autoridades marroquinas.

Leia Também: Três bombeiros morrem em combate a incêndio em Marrocos

Recomendados para si

;
Campo obrigatório