Ataques aos povos indígenas do Brasil aumentaram em 2021

Governo de Bolsonaro desmantelou organismos de proteção indígena.

 indígenas do Brasil

© Getty Images

Notícias ao Minuto
17/08/2022 22:59 ‧ 17/08/2022 por Notícias ao Minuto

Mundo

Brasil

Os ataques aos povos indígenas do Brasil e as invasões das suas terras por mineiros e madeireiros ilegais, principalmente na Amazónia, aumentaram drasticamente em 2021, agravando uma situação já "aterradora", revelou esta quarta-feira o Conselho Indigenista Missionário da Igreja Católica (Cimi).

No relatório anual sobre a violência contra os povos indígenas, o Cimi descreveu em pormenor uma intensificação dos abusos no terceiro ano do governo de Jair Bolsonaro que desmantelou os organismos de proteção indígena.

De acordo com o Cimi, a legislação aprovada por Bolsonaro assim como as propostas para a exploração mineira em terras indígenas, encorajou a exploração económica destes locais.

"Os invasores intensificaram a sua presença e a brutalidade das suas ações", utilizando cada vez mais armas pesadas para atacar as aldeias que resistiram ao seu avanço, consta no relatório que menciona o clima de terror e mortes causadas, entre elas crianças.

Em 2021, registaram-se 305 invasões em terras indígenas em comparação com 263 no ano anterior, quase três vezes mais do que os casos relatados pelo Cimi em 2018, quando Bolsonaro foi eleito presidente.

Foram ainda divulgados 176 assassinatos de indígenas, menos seis do que em 2020, ano em que ocorreu o maior número de homicídios. Quanto aos suicídios de indígenas, os dados apontam que o número subiu para 148 no ano passado, o mais alto de sempre.

Leia Também: Um bilionário entre os candidatos às eleições no Brasil

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas