Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 15º MÁX 21º

Polícia investiga ameaça a JK Rowling após lamentar ataque a Rushdie

A escritora lamentou o ataque nas redes sociais e foi ameaçada de morte.

Polícia investiga ameaça a JK Rowling após lamentar ataque a Rushdie
Notícias ao Minuto

16:05 - 14/08/22 por Notícias ao Minuto

Mundo Salman Rushdie

A escritora JK Rowling foi ameaçada de morte - através da rede social Twitter - depois de lamentar o ataque ao também escritor Salman Rushdie.

A autora da saga Harry Potter desejou as melhoras ao autor de 'Versículos Satânicos'.

“A sentir-me muito mal disposta neste momento. Espero que ele fique bem”, escreveu ao saber do ataque. 

A resposta não se fez tardar. “Não te preocupes, tu és a próxima”, respondeu Meer Asif Aziz, um utilizador da rede social. Segundo se pode ver nas informações disponibilizadas, é estudante, ativista social e político.

A autora pediu ajuda ao Twitter partilhando a fotografia do autor do ataque a Rushdie, bem como a fotografia do homem que a ameaçou.

Mais tarde, deu conta de que as autoridades já estavam envolvidas no caso. “A todos os que estão a enviar mensagens de apoio: obrigada. A polícia está envolvida (já estava envolvida noutras ameaças).”

Rushdie incendiou parte do mundo muçulmano com a publicação, em setembro de 1988, da controversa obra "Os Versículos Satânicos", levando o fundador da República Islâmica do Irão, ayatollah Rouhollah Khomeini, a emitir uma 'fatwa' (decreto religioso) em 1989 pedindo a sua morte.

Os investigadores estão ainda a tentar determinar se o agressor, nascido uma década após a publicação do livro, agiu sozinho e o procurador Schmidt aludiu à 'fatwa' para justificar o pedido para que não fosse fixada caução.

"Mesmo que este tribunal fixasse uma caução de um milhão de dólares [mais de 974 mil euros], corremos o risco de a caução não poder ser paga", disse Schmidt.

Leia Também: Salman Rushdie. Agressor declara-se "inocente" de tentativa de homicídio

Recomendados para si

;
Campo obrigatório