Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Mais de 150 abutres em perigo de extinção mortos na África Austral

Mais de 150 abutres em perigo de extinção foram mortos na África do Sul e no Botsuana nos últimos dois dias, denunciaram hoje grupos de conservação, alertando para o aumento do risco do seu desaparecimento.

Mais de 150 abutres em perigo de extinção mortos na África Austral
Notícias ao Minuto

15:52 - 12/08/22 por Lusa

Mundo África Austral

Os abutres, à semelhança das hienas e de outras espécies necrófagas, estão entre os animais menos cativantes, mas a razão central do seu abate pelos caçadores furtivos, que os envenenam, passa pela tentativa de evitar que denunciem os seus delitos aos guardas florestais e outros guardiões da biodiversidade.

O envenenamento de abutres não é invulgar na África Austral, rica em vida selvagem. As aves são alvos fáceis dos caçadores furtivos quando se reúnem em voo sobre carcaças.

Entre a centena e meia de abutres mortos nos dois últimos dias, mais de 50 foram encontrados na região de Chobe no Botsuana e mais de uma centena na vasta área do Kruger Park na África do Sul, de acordo com o grupo Vulpro e fontes da rede de parques nacionais sul-africanos.

"A época de criação é agora, o que torna as coisas ainda piores", lamentou o fundador da Vulpro, Kerri Wolter, citado pela agência France-Presse, observando que os filhotes não sobreviverão sem os seus pais nestes primeiros dias da primavera no sul de África.

"Dado o estatuto crítico dos abutres em todo o mundo, intoxicações desta magnitude colocam a espécie em risco crescente de extinção", alertou igualmente Yolan Friedmann, diretor do Endangered Wildlife Trust, uma organização não-governamental (ONG) sul-africana, citado numa declaração.

Além da estratégia de dissimulação levada a cabo pelos caçadores furtivos, uma investigação recente permitiu encontrar alguns abutres amputados. Por outro lado, as suas cabeças são por vezes utilizadas na medicina tradicional, segundo as ONG.

O abutre de costas brancas, também conhecido como abutre africano, está na "lista vermelha" da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) de espécies ameaçadas de extinção.

Leia Também: União Europeia expressa a Pretória apoio ao esforço de paz regional

Recomendados para si

;
Campo obrigatório